A Paz do Senhor! Seja bem-vindo(a) ao Blog Oficial da Igreja Evangélica
Assembleia de Deus em Cidade Continental - Ministério do Ipiranga.

A SALVAÇÃO

Por Unknown | 0 comentários
13 de julho de 2015


"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; isso não vem de vos; é dom de Deus." (Efésios 2.8)

Somente Jesus pode garantir a salvação a todos os homens, porque deu a própria vida em resgate de muitos.

 A salvação é o maior presente de Deus para os homens, por meio da sua graça. Ele, em seu imensurável amor, ofereceu o seu Filho Unigênito para salvar, por intermédio da fé, os que aceitam Jesus Cristo como único e suficiente Salvador. A salvação abrange a humanidade inteira, visto que todos nós, em Adão, caímos no pecado, e por isso precisamos ser resgatados por Cristo (1 Co 15.22). Graça, universalmente, significa "favor não merecido". Entendemos "graça" como sendo o amor que Deus revela, por meio de Cristo, à raça humana, ainda que esta não mereça. Como pecadores, todos nós merecíamos ser condenados à perdição eterna. A salvação não pode ser comprada com obras de caridade, ofertas e outras coisas. Ela é um presente de Deus para todos os homens (Tt 2.11).
Jesus é o maior presente de Deus para aquele que crê (Jo 3.16). Todos quantos recebem a Cristo, recebem também a salvação (Jo 1.1-10). "Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida" (1 Jo 5.12). Em Cristo somos herdeiros da glória de Deus. Apenas o Senhor pode nos conceder uma tão grande salvação que transcende o tempo (Ap 13.8), o espaço (Jo 3.16), o entendimento humano (Ef 3.19) e as barreiras nacionais e culturais (Tt 2.11).
Uma pessoa sem fé jamais conseguirá se aproximar de Deus (Hb 11.6). A fé verdadeira, que conduz à salvação, não é obra da vontade humana. A fé vem quando alguém ouve a Palavra de Deus (Rm 10.17). É o próprio Deus que produz a fé no coração do homem, pela sua Palavra, através do Espírito Santo. A fé redentora é muito mais que uma crença qualquer. Muitas pessoas dizem que creem em Deus, mas são desobedientes à sua Palavra. A fé salvífica em Jesus requer confissão de pecados, arrependimento, obediência à Palavra de Deus e fidelidade. Sem fé não há salvação. Por isso Senhor Jesus é o autor e consumador da fé (Hb 12.2). Quem crê e confessa o nome de Jesus recebe salvação (Rm 10.9; Mc 16.16), pois a salvação é para todos os homens.
Quando uma pessoa aceita a Jesus como o seu Salvador, dizemos que ela nasceu de novo. Esse novo nascimento é também chamado de regeneração, pois a pessoa é completamente transformada de uma vida de pecados em uma nova vida de obediência a Jesus (2 Co 5.17). Quem nasce de novo é nascido de Deus (Jo 1.13, 3.6), por esse motivo não vive como escravo do pecado (Jo 8.36). Após esse novo nascimento vem a santificação e a evangelização. A santificação é um processo através do qual o homem, a cada dia que assa, torna-se, pela ação do Espírito Santo, mais parecido com Deus (Pv 4.28; Fp 3.12-14; 2 Co 3.18b). Cabe-nos, a cada dia, ser mais santos e tementes a Deus até que venhamos a alcançar a perfeição. Lembre-se de que sem santificação ninguém verá o Senhor (Hb 12.14). E temos de evangelizar porque é uma ordem de Jesus para todos aqueles que são nascidos de novo (Mt 28.19; Mc 16.15; At 1.8). A salvação é pela fé em Cristo, mas a fé vem pelo ouvir (Rm 10.14,17). Nunca esqueça de que testemunhar de Cristo é mais do que falar sobre a Bíblia. É viver o Evangelho e transmitir a alegria da salvação. É deixar que Cristo apareça em sua vida!


Trechos extraídos da Lição 9 da revista Fundamentos da Nossa Fé
(Juvenis, Lições Bíblicas - CPAD).

Nenhum comentário:

Postar um comentário